O INICIO

Depois de anos a tocar em conjunto o estilo que os uniu, o Fado de Coimbra, em 2019, a convite do 10th Calcutta International Classical Guitar Festival, Diogo passos e Hugo gamboias começam a trabalhar num reportório de peças tradicionais a par com temas originais.

Durante 2021, após o sucesso de uma campanha de crowdfunding, lançam o seu primeiro CD – “in.dia” -, a par de um livro de partituras e tablaturas que contém todo o material musical composto e/ou arranjado pelo duo até à presente data – iniciativa praticamente inédita para este tipo de formação.

Foram vencedores dos International Portuguese Music Awards, sendo galardoados com o prémio de “Melhor performance Instrumental” 2021.

Destacam-se ainda a participação no Festival Correntes de um Só Rio 2020, o XII Festival Internacional de Guitarra de Sevilha, o XI Festival de Guitarra de Castelo Branco, Suoni Mobili 2023, a digressão à Suécia assim como vários espetáculos de Norte a Sul de Portugal

PERFEITA DESORDEM

Em Perfeita Desordem, Diogo Passos e Hugo Gamboias decidiram continuar a explorar mais possibilidades e cores, que os pedais de efeitos poderiam trazer à sonoridade da Guitarra Portuguesa com a Guitarra Clássica.

O resultado é uma experiência musical cativante, que desafia as convenções e transcende os limites estabelecidos, prendendo a imaginação dos ouvintes e criando um som verdadeiramente distinto e inovador um CD que conta também com duas adaptações inéditas para este tipo de formação, pensadas a partir do Universo da Música Erudita: Valsa Brilhante de Frédéric Chopin e La Catedral de Augustin Barrios.

Considerando ainda a influência da Musica Clássica, surge o tema “Romance” que é inspirado no lied “Sur un Tombe” de Guillaum Lekeu e que cruza elementos de musica erudita com música eletrónica.

A música tem o poder de alcançar além das palavras, sendo muitas vezes refúgio num mundo que parece estar em perfeita desordem.